Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8665
Título: Prevalência de sedentarismo em policiais militares pertencentes à companhia de rádio patrulha do 2º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba
Autor(es): Silva, Alexandre Cabral da
Palavras-chave: Polícia Militar
Sedentarismo
Atividade física
Data do documento: 10-Dez-2015
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a prevalência de sedentarismo em Policiais Militares pertencentes à Companhia de Rádio Patrulha do 2º Batalhão de Polícia Militar do Estado da Paraíba. A pesquisa é caracterizada do tipo descritiva, transversal, quantitativa. A população é composta por 38 indivíduos de ambos os sexos, com idades entre 25 a 45 anos que estejam no serviço de patrulhamento em viaturas. A amostra abrangeu a totalidade de policiais. Foi utilizado o questionário IPAQ, versão curta (MATSUDO et al, 2001) e dados sociodemográficos e de caracterização sobre o trabalho. Os resultados apresentam a prevalência de 21,1% de sedentarismo em policiais militares pertencentes à companhia de Rádio Patrulha do 2º Batalhão de Polícia Militar do Estado da Paraíba e, 50% estão na condição de insuficientemente ativo. A faixa etária de maior prevalência de sedentarismo é de 36 a 40 anos, assim como verifica-seum aumento crescente na condição com o aumento do tempo de formado. Os principais motivos alegados para estar sedentário foram: falta de tempo, cansaço e fadiga e falta de motivação. Conclui-se que existe uma elevada prevalência de sedentarismo, assim como insuficiente atividade física em policiais pertencentes à Companhia de Rádio Patrulha do 2º Batalhão de Polícia Militar do Estado da Paraíba e que o aumento da idade e do tempo de formado são agravantes da referida condição. Assim sugere-se que sejam realizadas medidas que minimizem a situação de risco dos policiais, através de programas de incentivo à atividade física.
Descrição: SILVA, A. C. da. Prevalência de sedentarismo em policiais militares pertencentes à companhia de rádio patrulha do 2º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba. 2015. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8665
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alexandre Cabral da Silva.pdfPDF - Alexandre Cabral da Silva438.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.