Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8666
Título: Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI: Ações educativas no município de Santa Terezinha – PE
Autor(es): Timóteo, Hermano Jacson Nunes
Palavras-chave: Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
Ações educativas
Criança
Adolescente
Sociedade civil
Data do documento: 26-Jul-2015
Resumo: O estudo trata a temática do processo de erradicação do trabalho infantil, por meio de um relato de experiência, tendo como parâmetros a importância de ações educativas as quais são conduzidas através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI. Pois, atualmente diversas iniciativas veem sendo desenvolvidas no Brasil, visando à erradicação do trabalho infantil, considerado pela Organização das Nações Unidas como sendo uma prática desumana. Entre estas iniciativas, destaca-se o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, instituído pelo governo federal e desenvolvido em parceria com estados e municípios. Para tanto, o programa centra sua política na educação da criança e adolescente através de ações complementares à educação formal, tendo como propósito o reingresso, permanência e o sucesso escolar da criança e o adolescente, de forma que possa possibilitar uma ampliação em suas jornadas de estudos. Como iniciativa do programa, a exemplo do país, muito já foi feito no sentido de dar as crianças carentes uma melhor condição de vida, evitando que as mesmas sejam levadas ao trabalho precoce. Assim, o PETI no estado de Pernambuco e em específico no município de Santa Terezinha, busca desenvolver as ações educativas que proporcionam capacitar e fortalecer a educação a sua clientela para o exercício de sua cidadania, tornando-os sujeitos responsáveis e conscientes de seus papéis na sociedade. Este programa proporciona aos alunos novas experiências culturais e esportivas voltadas para a melhoria de sua qualidade de vida. Através dos conteúdos de Educação Física, fomentando meios para os alunos desenvolverem competências e habilidades necessárias, para viver e atuar como cidadão em um mundo globalizado e complexo, intervindo nessa realidade de forma crítica e criativa. Sendo assim, o estudo desenvolve-se numa perspectiva de buscar caminhos viáveis como forma de minimizar o trabalho infantil, através do PETI no município de Santa Terezinha – PE, diante das atividades socioeducativas desenvolvidas por este Programa.
Descrição: TIMÓTEO, H. J. N. Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI: Ações educativas no município de Santa Terezinha – PE. 2015. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8666
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hermano Jacson Nunes Timóteo.pdfPDF - Hermano Jacson Nunes Timóteo577.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.