Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8672
Título: Identificação molecular de dípteros imaturos associados a cadáveres no estado da Paraíba
Autor(es): Silva, José Hugo do Rêgo
Palavras-chave: Entomologia Forense
DNA Mitocondrial
Chrysomya albiceps
Cochliomyia macellaria
Data do documento: 9-Set-2015
Resumo: A Entomologia Forense é útil nas investigações criminais ao utilizar-se de insetos e outros artrópodes na identificação do intervalo pós-morte (IPM). É por meio da análise da idade do inseto que a estimativa do IPM mínimo pode ser alcançada, sendo a correta identificação da espécie uma etapa crucial. A utilização de marcadores moleculares é uma abordagem alternativa frente às dificuldades na identificação de dípteros imaturos por meio de caracteres morfológicos. A região do DNA mitocondrial chamada de Citocromo C Oxidase Subunidade I, ou apenas pela abreviatura COI, é o marcador mais utilizado para esse fim. O presente estudo objetivou identificar espécies de dípteros imaturos com potencial forense utilizando a região BARCODE do COI. Os espécimes foram coletados de três cadáveres no Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (NUMOL) do Estado da Paraíba. As amplificações foram realizadas com primers específicos já descritos na literatura para a porção final do COI, que corresponde à região do DNA BARCODE. Foram identificadas duas espécies de importância forense pertencentes a família Calliphoridae: Cochliomyia macellaria (Fabricius, 1775) e Chrysomya albiceps (Wiedemann, 1819). As sequências foram confirmadas por BLASTn como pertencentes às espécies correspondentes. Os modelos utilizados para a construção das árvores filogenéticas foram o Kimura 2 parâmetros (K2P) e o Tamura-Nei. Por meio da análise por Neighbour-Joining, foi possível constatar a região BARCODE do COI como uma ferramenta que permite resolução suficiente na caracterização molecular de espécies de Diptera, suportando os indivíduos de cada espécie em grupos monofiléticos. As análises de divergência genética dos subgrupos populacionais de C. macellaria coletados nos diferentes cadáveres mostraram relevantes índices de polimorfismos nas sequências dessa espécie, possivelmente decorrentes do processo natural de diferenciação genética entre subpopulações, sobretudo ao se tratar de uma espécie nativa. A identificação mediante a utilização da sequência COI surge como apreciável alternativa à taxonomia convencional, permitindo uma rápida e acurada identificação a nível de espécie de califorídeos imaturos.
Descrição: SILVA, J. H. do R. Identificação molecular de dípteros imaturos associados a cadáveres no estado da Paraíba. 2015. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8672
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Hugo do Rêgo Silva.pdfPDF - José Hugo do Rêgo Silva2.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.