Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8677
Título: Relação entre terceiros molares e canais mandibulares em radiografia panorâmica e tomografia computadorizada de feixe cônico
Autor(es): Peixoto, Larissa Rangel
Palavras-chave: Cárie dentária
Tomografia computadorizada
Radiografia dentária
Data do documento: 18-Dez-2013
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar os sinais radiográficos de relação do terceiro molar inferior com o canal mandibular visualizados em imagens de radiografias panorâmicas digitais com e sem filtro, comparando-os com os sinais observados na tomografia computadorizada. Setenta e três imagens de radiografia panorâmica foram analisadas nas modalidades sem manipulação, negativo e relevo. Durante as avaliações, os examinadores preencheram um formulário com informações informando se havia a presença ou a ausência de sinais de íntima relação com o canal mandibular. No caso de sinal de íntima relação do terceiro molar com o canal mandibular, os avaliadores classificaram o aspecto radiográfico de acordo as opções obscurecimento dos ápices; reflexão dos ápices; estreitamento dos ápices; ápice em ilha; ápices bífidos sobre o canal mandibular; desvio do canal mandibular e estreitamento do canal mandibular O teste de Kappa foi utilizado para análise da concordância entre cada modalidade testada com o padrão-ouro (TCFC). As modalidades sem filtro, negativo e relevo obtiveram os seguintes resultados, respectivamente: 0.528, 0.551 e 0.528. Não houve diferença estatisticamente significativa (P = 0,981) entre as três modalidades avaliadas neste estudo, resultando em uma concordância semelhante entre as radiografias panorâmicas digitais com e sem filtro.
Descrição: PEIXOTO, L. R. Relação entre terceiros molares e canais mandibulares em radiografia panorâmica e tomografia computadorizada de feixe cônico. 2013. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8677
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa Rangel Peixoto.pdfPDF - Larissa Rangel Peixoto479.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.