Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8683
Título: Protocolos de tratamento da alopécia: Uma revisão
Autor(es): Cavalcanti, Carla Pereira
Palavras-chave: Alopécia
Queda de cabelo
Calvície
Tratamento capilar
Data do documento: 24-Nov-2015
Resumo: A Alopecia ou queda de cabelo vem sendo objeto de estudos há vários anos, seja por afetar diretamente a qualidade de vida de muitos indivíduos, seja pela possibilidade de ser um parâmetro indicador de disfunção e/ou outra patologia. Logo, o objetivo desse trabalho foi realizar um estudo de revisão sistêmica da literatura cientifica, sobre o tratamento da alopecia. Metodologia: Este estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória bibliográfica.. A busca foi conduzida nas seguintes bases de dados eletrônicas: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde Scientific Electronic Library Online Resultados: No primeiro estudo, observou que a carboxiterapia tem se destacado como importante terapia na medicina estética, uma vez que proporciona importante vasodilatação local e melhora do fluxo sanguíneo cutâneo. Referente ao segundo estudo, realizou-se uma pesquisa identificando os principais tipos de tratamento e que se tornaram mais eficazes para o tratamento da alopecia androgenética. O autor citou como formas de tratamento o seguinte: Minoxidil, Finasterida, Implante Capilar, Células Tronco, Fitoterápicos, Carboxiterapia, Plasma rico em Plaquetas.Referente a alopecia areata foi encontrado o seguinte protocolo: O tratamento proposto pelo autor foi de utilizar a Terapia Capilar® desenvolvida pela empresa Extratos da Terra. Esse tratamento consiste na aplicação do produto onde envolve 5 passos: Vitta Gel Esfoliante com Particulas de Minerais, Vitta Argila Clays Monté, Shampoo Fortalecedor, Loção Tônica Capilar Antiqueda e um protocolo de massagens no couro cabeludo. Conclusão: A alopecia é uma afecção frequente sendo mais raras as formas graves que pode trazer importantes consequências psicossociais aos doentes. É necessária a investigação e diagnóstico médicos para o mais eficaz tratamento da alopecia, no intuito de evitar o charlatanismo e tratamentos incorretos, desnecessários ou com resultados não satisfatórios esteticamente, principal preocupação do calvo.
Descrição: CAVALCANTI, C. P. Protocolos de tratamento da alopécia: Uma revisão. 2015. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8683
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carla Pereira Cavalcanti.pdfPDF - Carla Pereira Cavalcanti563.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.