Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8684
Título: Triagem fitoquímica e avaliação do potencial antifúngico e citotóxico das folhas de Calotropis procera (Ait.) Ait.f. (APOCYNACEAE)
Autor(es): Veloso, Carlos Arthur Gouveia
Palavras-chave: Antifúngico
Calotropis procera
Citoxicidade
Fitoquímica
Data do documento: 16-Jun-2015
Resumo: Na Caatinga, vegetação predominante do semiárido brasileiro, encontram-se exemplares da família Apocynaceae. Uma representante dessa família é a Calotropis procera, popularmente conhecida no por “ciúme”, “ciumeira”, “algodão-de-seda”, “leiteiro” ou “queimadeira”, que possui uma ampla distribuição geográfica. Diferentes partes dessa planta são utilizadas para o tratamento de enfermidades na medicina tradicional. O estudo das propriedades antimicrobianas de uma planta medicinal é de grande importância pelo fato do uso constante de antibióticos estar provocando o desequilíbrio da ecologia humana e da resistência microbiológica. Os objetivos deste trabalho foram realizar uma triagem fitoquímica e uma análise citotóxica e antifúngica do Extrato Etanólico Bruto (EEB) e da Fase Clorofórmica (FCHCl ) de folhas de Calotropis procera (Ait.) Ait.f. (Apocynaceae). Inicialmente, foi realizado um screening fitoquímico qualitativo no EEB. A partir do EEB obteve-se a sua fase clorofórmica. Em seguida, foi avaliada a citotoxicidade do extrato e da sua fase, através da determinação do potencial hemolítico e da Fragilidade Osmótica Eritrocitária (FOE). Com as mesmas amostras do ensaio anterior foram avaliados seus potenciais antifúngicos frente às cepas de Candida albicans e Candida tropicalis através da determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) utilizando o método da microdiluição em placas. O screening fitoquímico indicou a presença de flavonoides no EEB. Através da avaliação citotóxica foi possível determinar uma citotoxicidade moderada, diretamente proporcional à concentração (10 - 1000 µg/mL) e aos compostos presentes no material vegetal testado, já que os resultados variaram entre 2,8 % e hemólise total, comparando com o controle negativo, o qual representava a ausência de hemólise. Somente a concentração de 10 µg/mL não levou a uma hemólise estatisticamente relevante no EEB e FCHCl 3 3 , sendo a única que pôde-nos fornecer resultados para a avaliação da FOE, a qual mostrou que as amostras vegetais não evitaram a lise dos eritrócitos humanos, levando em consideração o controle positivo, representando a hemólise total. O crescimento das cepas de C. albicans só foi inibido pelo extrato etanólico (CIM - 4000 µg/mL), enquanto que o crescimento C. tropicalis só foi inibido pela fase clorofórmica (CIM - 2000 µg/mL). Foi detectada a necessidade de estudos mais aprofundados para a investigação dos compostos presentes nas folhas de C. procera e o isolamento dos mesmos, para devidos testes biológicos.
Descrição: VELOSO, C. A.. G. Triagem fitoquímica e avaliação do potencial antifúngico e citotóxico das folhas de Calotropis procera (Ait.) Ait.f. (APOCYNACEAE). 2015. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8684
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos Arthur Gouveia Veloso.pdfPDF - Carlos Arthur Gouveia Veloso4.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.