Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8686
Título: Avaliação do potencial mutagênico de uma membrana regeneradora de tecido através do teste de micronúcleo
Autor(es): Santos, Jennifer Thalita Targino dos
Palavras-chave: Membrana regeneradora de tecido
Mutagenicidade
Omiderm®
Teste de micronúcleo
Data do documento: 9-Set-2015
Resumo: Biomateriais são materiais artificiais desenvolvidos para uso em áreas de saúde com desígnio de suprir a matéria viva cuja função foi perdida. Inclui qualquer substância sintética ou natural que pode ser empregada como tratamento para substitutivo total ou parcial de qualquer tecido, órgão ou organismo. Neste trabalho, foi investigada a avaliação do potencial mutagênico da membrana regeneradora de tecido Omiderm através do teste de micronúcleo em sangue periférico de camundongos. Foram utilizados 15 camundongos da espécie Mus musculus (Swiss albino) com aproximadamente 25g de peso corpóreo. Sendo um grupo controle negativo, um grupo controle positivo e um grupo com a amostra da membrana, divididos cinco animais para cada grupo de tratamento. Todos os animais foram submetidos à administração via intramuscular do anestésico Quetamina associada ao relaxante muscular Dopaser (0,1mL). Em seguida, realizado a tosa no dorso do animal, e uma incisão de aproximadamente 0,5cm para a aplicação da membrana. Após a colocação do biomaterial a incisão foi suturada. Para o controle negativo, o processo foi o mesmo, porém sem o emprego da membrana no procedimento. Para o controle positivo utilizouse um imunossupressor conhecido e já bem estabelecido, a ciclofosfamida. Os resultados mostram que a amostra não foi capaz de induzir danos estatisticamente significativos ao DNA. Ressalta-se, portanto, a importância e necessidade de pesquisas como esta, a fim de esclarecer as propriedades dos biomateriais e seus possíveis efeitos genotóxicos, tornando imprescindíveis para que os riscos potencias à saúde do consumidor sejam avaliados.
Descrição: SANTOS, J. T. T. dos. Avaliação do potencial mutagênico de uma membrana regeneradora de tecido através do teste de micronúcleo. 2015. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8686
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jennifer Thalita Targino dos Santos.pdfPDF - Jennifer Thalita Targino dos Santos653.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.