Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8687
Título: Diabetes mellitus na infância: Os desafios da dieta
Autor(es): França, Emanuella Natalie Santos de
Palavras-chave: Diabetes mellitus
Alimentação
Controle de diabetes
Data do documento: 7-Dez-2015
Resumo: O diabetes mellitus infantil é uma patologia que a cada dia vem aumentando sua incidência e que compromete não só a qualidade de vida da criança como de toda sua família. “O pico de incidência da doença ocorre na faixa etária de 10 a 14 anos” mesmo com todas as informações já existentes sobre prevenção, diagnóstico e tratamento ainda desperta nas pessoas sentimentos de medo, angústia, discriminação e dúvida sobre o que é e como encará-los. O grande problema é que na maioria das vezes além da predisposição genética, a alimentação está sendo o fator que mais interfere no surgimento e tratamento do diabetes e é exatamente na questão dieta em que o público alvo mais sofre. O presente artigo de revisão bibliográfica objetiva refletir sobre a importância da dieta no controle do diabetes mellitus na infância e quais os desafios da família frente à mesma.Para tal, identificou-se na literatura artigos que apresentassem trabalhos sobre o diabetes infantil nas bases de dados Lilacs, Medline eScielo a partir dos descritores diabetes mellitus, infância e alimentação. A partir dos artigos e autores selecionados pode-se identificar que os mesmos relatam o diabetes mellitus como uma doença crônica que pode comprometer severamente a qualidade de vida da criança e dos jovens, e que apresenta dentre as medidas de controle a dieta como sendo um dos maiores desafios. Os familiares vão enfrentar seja na sua própria casa ou em ambientes como a escola,já que estes na maioria das vezes não estarão preparados para dar o devido suporte dietético necessário para estas crianças. Sabendo-se, que a dieta mesmo com suas restrições e desafios é de fundamental importância para controle e prevenção das complicações que o diabetes pode ofertar.
Descrição: FRANÇA, E. N. S. de. Diabetes mellitus na infância: Os desafios da dieta. 2015. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8687
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuella Natalie Santos de França.pdfPDF - Emanuella Natalie Santos de França318.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.