Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8704
Título: Os desafios enfrentados em sala de aula com as múltiplas identidades socioculturais dos alunos do ensino médio
Autor(es): Sales, Ana Flávia Alves de
Palavras-chave: Diversidade cultural
Ensino de Geografia
Educação no campo
Currículo escolar
Data do documento: 29-Nov-2014
Resumo: Propõe-se, neste trabalho discutir a diversidade sociocultural dos alunos do 1°ano A do ensino médio da Escola Estadual Dom Adauto localizada no município de Serra Redonda-PB, e como o ensino de geografia pode influenciar positivamente no processo ensino aprendizagem dos alunos.Durante o processo de realização do trabalho foi constado, através de questionário que mais de 50% da turma residia na zona rural do municípioe que o restante da turma desconhecia algumas práticas culturais do homem do campo.Daí a necessidade de trabalhar dois “grupos distintos” inseridos dentro de uma mesma sala de aula.Conhecer a diversidade sociocultural dos alunos, relacionar campo e cidade,inserindo os conteúdos de forma dinâmica para que os alunos começasse a refletir e pensar criticamente sobre a vida no campo e como ela estáintimamente ligada a vida na cidade, foi uma das razões de trabalhar o tema agricultura e sua importância em nossa vidas, buscando socializar as múltiplas identidades presente em sala como forma de amenizar preconceitos como foi observado nos meses de pesquisa, existia uma certa divisão alunos da cidade X alunos do campo.
Descrição: SALES, Ana Flávia Alves de Sales. Os desafios enfrentados em sala de aula com as múltiplas identidades socioculturais dos alunos do ensino médio. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8704
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ANA FLÁVIA ALVES DE SALES.pdf1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.