Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/871
Título: Introdução à Integral de Lebesgue
Autor(es): Coelho, Emanuela Régia de Sousa
Palavras-chave: Matemática – Teoria dos Números
Integral de Lebesgue
Teoria da Integração
Integração de Riemann
Data do documento: 16-Mai-2013
Resumo: A teoria de Lebesgue foi a primeira tentativa frutífera de organização matemática da noção de integrale,nesse sentido,costuma-se dizer que a teoria da integração foi criada no século XX. O conceito de Integração de Lebesgue revolucionou a Análise Matemática, não apenas pelo fato de se basear numa teoria de medida, mas por ser muito mais aplicável que os conceitos de Riemann usados até então. Este trabalho trata de apresentar a integral introduzida por Lebesgue, bem como fazer uma breve comparação entre esta e a integral de Riemann. Dividimos o texto em três partes onde, no primeiro capítulo apresentamos alguns dos principais resultados sobre quadraturas ao longo da história que culminam com a Integral de Lebesgue;no segundo capítulo introduzimos o conceito de medida de Lebesgue para então definirmos sua Integral e, por fim, faremos uma comparação entre as integrais de Riemann e Lebesgue, apresentando a ideia da construção da integral feita por Lebesgue e o resultado que garante que a classe das funções integráveis à Riemann está contido na classe das funções integráveis à Lebesgue.
Descrição: COELHO, E. R. de S. Introdução à Integral de Lebesgue. 2012. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/871
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuela Régia de Sousa Coelho.pdfPDF - Emanuela Régia de Sousa Coelho1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.