Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8711
Título: Geografia da população: o processo migratório no Brasil
Autor(es): Correia, Wagner Alves
Palavras-chave: Geografia humana
Fluxo migratório
Migrantes
Data do documento: 2014
Resumo: Em nosso trabalho, tivemos a chance de conhecer um pouco os reais motivos que levam as pessoas a migrarem em buscas de novas oportunidades de vida, seja por razões pessoais, e mais freqüentemente, por motivos econômicos. Tentamos conhecer e entender as causas e as conseqüências dos processos migratórios já ocorridos historicamente, bem como os que estão tão presentes no momento atual e, dos quais freqüentemente não nos damos conta.Concluímos que fazemos parte desse grande processo, que a pesquisa nos mostrou que se iniciou com a chegada dos portugueses ao Brasil no século XVI. Por fim, conhecendo os diversos fluxos migratórios no tempo e espaço já no século XX. Identificamos e estudamos os elementos que fizeram com que determinadas regiões significassem pontos de atração, enquanto outras representaram áreas de repulsão. Esta dinâmica populacional traduz regiões mais urbanizadas e desenvolvidas e, portanto, mais procuradas pelos migrantes, geralmente oriundos da zona rural e/ou de Estados economicamente mais pobres, como os do Nordeste. O fluxo migratório está intimamente relacionado às melhores condições de investimentos em políticas desenvolvimentistas, feitos pelo governo ou pela iniciativa privada, estabelecendo melhores condições econômicas, de modo que os migrantes tenham oportunidades de emprego, moradia e uma boa qualidade de vida para as famílias.
Descrição: CORREIA, Wagner Alves. Geografia da população: o processo migratório no Brasil. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8711
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - WAGNER ALVES CORREIA.pdf671.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.