Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/872
Título: Cuidar de idosos: vivência e percepções dos acadêmicos de saúde
Autor(es): Rodrigues, Ranielly Pereira Lacerda
Palavras-chave: Enfermagem Geriátrica
Saúde do Idoso
Envelhecimento
Data do documento: 16-Mai-2013
Resumo: Tratou-se de um estudo exploratório e descritivo, de abordagem quanti-qualitativa que teve por objetivo analisar a vivência dos acadêmicos de saúde em relação ao cuidar de idosos, na perspectiva de subsidiar propostas para reestruturação dos projetos curriculares relacionado com transição demográfica atual e processo de envelhecimento. A pesquisa foi realizada em Instituições de Ensino Superior em Saúde, no período compreendido entre Agosto de 2009 a Julho de 2010. A amostra foi constituída 217 acadêmicos dos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia e Farmácia. Dos acadêmicos envolvidos no estudo observou-se que 72% estavam na faixa etária entre 20 e 24 anos (considerados adultos jovens) e em relação ao gênero 68% pertenciam ao sexo feminino. Verificou-se que 39% dos acadêmicos afirmaram que a graduação tem dado muita importância ao cuidado com idosos. Foi demonstrado que o curso de Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Educação Física têm uma programação mais integrada com muitos componentes que abordam os cuidados com idosos. Quanto a importância de se ter um componente exclusivo sobre a saúde do idoso, de acordo com as falas encontradas foi possível direcionar este estudo, sob quatro categorias temáticas: I) Capacitação profissional; II) Exigência de uma assistência diferenciada; III) Mudanças no perfil epidemiológico da população; IV) Ausência de discussão durante a graduação. Diante dos resultados se percebe que os acadêmicos da área da saúde reconhecem a necessidade de se prepararem para atender de forma adequada o número crescente de pessoas idosas. Urge, então, uma necessidade de aprimorar a programação curricular com relação à gerontologia, com vistas a adequar a formação às demandas que surgirão no processo de transição demográfica da atualidade.
Descrição: RODRIGUES, R. P. L. Cuidar de idosos: vivência e percepções dos acadêmicos de saúde. 2011. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/872
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ranielly Pereira Lacerda Rodrigues.pdfRanielly Pereira Lacerda Rodrigues757.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.