Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8752
Título: Degradação do Rio Paraíba: um estudo de caso de extração irregular de areia no seu leito no Vale do Paraíba
Autor(es): Silva, Francisco de Assis
Palavras-chave: Rio Paraíba
Degradação
Preservação
Data do documento: 29-Out-2014
Resumo: O Rio Paraíba é o principal rio que corta o Estado, batizado com o nome deste, tem o significado mais aceito de "Paraíba", de origem Tupi, é rio mau, numa referência à dificuldade natural que o rio apresentava no início da colonização. A várzea era coberta de matas e quando as marés penetravam, formavam lamaçais, desaparecendo as margens firmes e dificultando o acesso. O rio Paraíba nasce numa das regiões mais secas do estado e deságua numa região de grande fertilidade e riqueza, a região canavieira. Durante todo seu trajeto o Rio Paraíba cruza por diversas cidades que não ajuda muito a preservar o rio, ao invés disso cada vez mais ele vem sofrendo a degradação da ação do homem contra o rio. O trabalho é de cunho cientifico, vem preocupar-se exatamente com esse tema, a degradação continua que o rio vem sofrendo. A retirada da área do leito do rio é uma das principais preocupações, fora os esgotos das cidades e as suas margens servindo de lixão. Literalmente o Rio Paraíba está morrendo aos poucos e necessita urgente de mais atenção dos nossos governantes para o sério problema que esse enfrenta em toda a sua extensão. Sendo assim, nesse trabalho procurou-se através de material bibliográfico e de estudos feitos sobre a problemática em questão encontrar um meio de divulgar essa questão tão relevante para que o Rio Paraíba possa seguir todo o seu curso sem nenhum problema criado pelo homem.
Descrição: SILVA, Francisco de Assis. Degradação do Rio Paraíba: um estudo de caso de extração irregular de areia no seu leito no Vale do Paraíba. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8752
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - FRANCISCO DE ASSIS DA SILVA.pdf1.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.