Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/876
Título: Práticas alimentares saudáveis durante o período gestacional
Autor(es): Alves Filho, Maurílio Adelino
Palavras-chave: Alimentação
Gravidez
Saúde da mulher
Data do documento: 16-Mai-2013
Resumo: A gestação consiste em um evento normal da vida que acarreta diversos ajustes físicos, fisiológicos e psicológicos para as mulheres. É uma fase considerada de grande relevância nutricional e que exige um cuidado maior na escolha de uma alimentação saudável, dessa forma, requer a elaboração de um Plano Nutricional individualizado, capaz de atender a todos os requerimentos nutricionais deste o período. O presente estudo teve como objetivo verificar as práticas alimentares saudáveis no decorrer da gestação. Para tanto, optou-se por uma pesquisa de cunho quantitativo, exploratório-descritivo com corte transversal. A amostra foi composta por trinta (30) gestantes, cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde da Família, da área urbana do município de Queimadas – PB; entre as faixas etárias de vinte a trinta e cinco anos; em distintos períodos de gestação; primíparas ou multíparas. Os dados foram coletados por meio da aplicação de formulário semi-estruturado, durante as consultas do pré-natal. Apesar de ter sido encontrado um consumo diário de alimentos importantes para o período gestacional, como: feijão, arroz, cuscuz, carne, frango, legumes e frutas, fontes essenciais de energia, proteína, vitaminas e minerais. Os resultados apontaram, também, para uma baixa ingestão de leite e derivados, bem como de vegetais folhosos, podendo afetar a obtenção de cálcio, vitaminas e fibras; e para um consumo frequente e não recomendado de alimentos ricos em açúcar, gorduras e sódio, como: biscoitos, frituras, pipoca industrializada e salgadinhos. Dessa forma, conclui-se que a prática alimentar dessas gestantes compromete a qualidade do cuidado nutricional e sugere a necessidade de melhor adequação da assistência pré-natal, que possui como elemento fundamental a atuação do profissional da Enfermagem.
Descrição: ALVES FILHO, Maurílio Adelino. Práticas alimentares saudáveis durante o período gestacional. 2011. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/876
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maurílio Adelino Alves Filho.pdfMaurílio Adelino Alves Filho1.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.