Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8767
Título: | Subsídios para uma ação pedagógica no cotidiano escolar inclusivo |
Autor(es): | Costa, José Amilton da |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Necessidades educacionais especiais Educação Pedagogia |
Data do documento: | 6-Dez-2014 |
Resumo: | O presente trabalho se propõe a enfocar a inclusão escolar, uma temática instigante a ser lida, conhecida e difundida, pela sua relevância no contexto educacional, abordada em várias pesquisas e publicações, nacionais e estrangeiras. Constitui-se um estudo teórico-científico, eminentemente conceitual, mas com caráter investigativo, crítico-comparativo e integrativo de estudos, um levantamento bibliográfico de autores consagrados sobre o assunto. Trata-se de um consolidado de recomendações e orientações básicas para a organização da práxis pedagógica no tocante às modalidades de inserção do alunado com necessidades educacionais no sistema regular de ensino, aprofundando a discussão, propondo a organização de serviços de apoio especializado, apontando estratégias de adaptações curriculares. Igualmente, oferece subsídios aos profissionais de educação e, ao mesmo tempo, favorece uma reflexão sobre o ensino na diversidade para a nossa tarefa laboral de reconhecer e responder às diferenças no cotidiano da sala de aula que nos auxiliem na construção de uma proposta inclusiva que garanta a aprendizagem de todos os alunos com qualidade, oportunizando a quem a vida deu caminhos diferentes. Precisamos, pois, discutir e propagar com mais afinco os conceitos de diversidade e inclusão. É nosso papel compreender e explicar o que uma sociedade inclusiva significa - uma sociedade para todos. É de nossa competência, como educadores e cidadãos, democratizar e efetivar tal política para remover as barreiras físicas, arquitetônicas, comunicativas e atitudinais e, promover a acessibilidade ampla e irrestrita. Cabe à lei, ao Estado, a cada um e a todos coletivamente, cuidar melhor, não por filantropia, mas por justiça social para a prevalência dessas normas que garantem dignidade e direitos. Cabe, ainda, refletirmos sobre o que é ser igual ou diferente, pela derrubada de mitos, preconceitos e inverdades que ainda permeiam a questão da deficiência. Pois olhando a nossa volta, percebemos que não existe ninguém igual, e as diferenças não são sinônimas de incapacidade, mas de equidade humana. |
Descrição: | COSTA, José Amilton da. Subsídios para uma ação pedagógica no cotidiano escolar inclusivo. 2014. 117f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8767 |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - JOSÉ AMILTON DA COSTA.pdf | 1.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.