Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8768
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Penha, Jonas Marques da | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-18T17:34:35Z | - |
dc.date.available | 2016-02-18T17:34:35Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8768 | - |
dc.description | PENHA, Jonas Marques da. Geografia, novas tecnologias e ensino: (Re)conhecendo o "lugar" de vivência por meio do uso do Google Earth e Google Maps. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista que na contemporaneidade não tem como dissociar educação e novas tecnologias, seja a partir do currículo formal ou mesmo na informalidade, visto que cada vez mais cedo os jovens têm feito uso de ferramentas tecnológicas, o presente trabalho teve como objetivos analisar a experiência desenvolvida no ensino de Geografia, objetivando o conhecimento do “lugar” enquanto espaço de vivência dos alunos, a partir do uso de novas tecnologias, mais especificamente do Google Earth e do Google Maps e do trabalho de campo. O trabalho foi desenvolvido em 2013, com a turma do 8º Ano “C” da Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Emília Oliveira de Almeida, localizada na Zona Sul da cidade de Campina Grande/PB, tendo como objeto de pesquisa o bairro Presidente Médici, área circunvizinha à Escola. Com o objetivo de melhorar, repensar e avaliar a prática docente buscou-se propiciar o ensino-aprendizagem com significância e interdisciplinaridade; aproximar as teorias, discutidas na academia, à prática docente; e, por fim despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos programados, reduzindo a evasão escolar. Com a pretensão de alcançar os objetivos traçados teve-se como foco a Pesquisa-Ação, na perspectiva do pensamento de Tripp (2005). Para tanto, se buscou envolver a comunidade escolar ao processo. Trabalhou-se a partir de revisões teórico-bibliográficas (livros, artigos, documentos virtuais); pesquisa quantitativa; aulas expositivas dialogadas; pesquisa virtual no laboratório de informática, utilização dos softwares (Google Earth e Google Maps); aula de campo; registros fotográficos, anotações e discussões e; socialização dos resultados na mostra pedagógica da escola. Constatou-se o fascínio juvenil pelas novas tecnologias, alem da forte presença de tais ferramentas inovadoras no convívio diário dos docentes. A utilização das mencionadas ferramentas nas aulas contribuiu para a diminuição da evasão escolar e maior participação e rendimento nas atividades da disciplina de Geografia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Josandra Araújo Barreto de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Novas Tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Geografia, novas tecnologias e ensino: (re)conhecendo o "lugar" de vivência por meio do uso do Google Earth e Google Maps | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - JONAS MARQUES DA PENHA.pdf | 1.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.