Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8771
Título: A intermediação entre Arquivologia e Semântica
Autor(es): Estevam, Ketlen Oliveira
Palavras-chave: Ciência da Informação
Intermediações
Arquivologia
Semântica
Data do documento: 3-Dez-2014
Resumo: Este trabalho aborda a temática da Ciência da Informação e suas áreas de interesse, as relações de aproximação ou semelhança nos estudos voltados à linguagem e suas respectivas abordagens linguísticas, assim como da importância do estudo dos aspectos semânticos pertinentes para a formação arquivística no processo de análise documentária e recuperação da informação. Tem como objetivo geral estabelecer interconexões entre a Semântica e a Arquivologia para auxiliar na formação arquivística a partir do momento em que partimos do pressuposto de que independentemente da consolidação de linguagem de especialidade no estudo dos citados campos do saber, é possível o auxílio à Arquivologia nos trabalhos de análise, descrição, e indexação de documentos, contribuindo assim nos estudos de representação da informação e aspectos semânticos que serão abordados nessa pesquisa. A pesquisa é de cunho teórico e bibliográfico e de abordagem qualitativa e descritivo-exploratória. Como fundamentação teórica utilizamos os autores Cintra et. al. (2002), Aldrigue (2009), Pires de Oliveira (2004), Ilari (2001), Wersig e Neveling (1975), e entre outros. Uma vez discorrido sobre as vertentes da Semântica e da caracterização dos principais estudos dos significados, argumentamos que a representação temática da informação dependerá da ótica de quem faz a leitura e análise do documento, deve possuir conhecimentos sobre os aspectos semânticos, variações e escolhas lexicais no processo de elaboração de instrumentos de pesquisa no tratamento da linguagem documentária, evitando ambiguidade e polissemia nesse processo. A Paleografia e a Diplomática também podem contribuir na análise de vários aspectos de textos manuscritos antigos ou não no que tange à origem, à forma, e à evolução da escrita etc.; e segundo, os aspectos diplomáticos no estudo das espécies e tipologias documentais em relação aos aspectos intrínsecos e extrínsecos do documento de arquivo. O estudo sobre a linguagem deve ser assunto recorrente para esse profissional no trabalho diário da leitura, análise, descrição e indexação de informações; seja capaz de compreender aspectos explícitos e implícitos e, principalmente, os aspectos do mundo extralinguístico.
Descrição: ESTEVAM, K. O. A intermediação entre Arquivologia e Semântica. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8771
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ketlen Oliveira Estevam.pdfKetlen Oliveira Estevam921.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.