Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8774
Título: As "Laranjas Mecânicas" de Burgess e Kubrick: estética da violência do personagem Alex Delarge - do romance ao filme
Autor(es): Costa, Rony Hérison Valério
Palavras-chave: Violência
Literatura
Cinema
Data do documento: 2014
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal abordar uma comparação da violência social e psicológicano romanceLaranja Mecânica, de Anthony Burgess e no filme homônimo de Stanley Kubrick. Assim, buscamos analisar principalmente as ações do personagem Alex e da violência que o cerca, com base nos estudos de autores como Foulcault (1975), Clastres (1980) e Andrade (2007), em ambos romance e adaptação fílmica. Para isso, recorremos à teorias do dialogismo de Bakhtin, a partir dos estudos de Faraco (2009) para estabelecer relações de divergência e convergência entre as obras supracitadas, estabelecendo categorias para analisar o personagem, a partir do ambiente, do meio social e do seu ponto de vista nos três momentos do romance, focando as duas fases onde a violência é mais explorada, tanto no livro quanto na obra cinematográfica, delimitando os momentos basilares da exposição de atos violentos, remontando as cenas do romance ao cinema.
Descrição: COSTA, R. H. V. As "Laranjas Mecânicas" de Burgess e Kubrick: estética da violência do personagem Alex Delarge - do romance ao filme. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8774
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rony Hérison Valério Costa.pdf1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.