Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8775
Título: Variação linguística e ensino de língua portuguesa
Autor(es): Fontes, Vanessa Macena de
Palavras-chave: Variação linguística
Ensino de Português
Data do documento: 2014
Resumo: O presente trabalho objetiva refletir sobre as variações linguísticas que se evidenciam no espaço escolar e analisar o tratamento dessas variações no contexto do ensino de Língua Portuguesa; identificar os fatores que contribuem para a propagação do preconceito linguístico. Partimos do pressuposto de que o fenômeno da variação na escola reflete a dinâmica social, é fonte de preconceito dentro e fora do espaço escolar. Nesse momento, verificamos que os professores não trabalham com a variação linguística da maneira adequada, trabalham de forma superficial e que os alunos que não utilizam a norma padrão são discriminados. Este fato estimulou o desejo de tentar compreender como as variações linguísticas acontecem. O preconceito é ocasionado por uma cultura discriminatória, na qual, há uma desvalorização da variação não padrão. Nessa pesquisa, diagnosticamos que, no ambiente escolar, não há o reconhecimento com relação às diversidades existentes em nossa língua. A pesquisa é de base bibliográfica, qualitativa e descritiva e está em consonância com a disciplina Estágio Supervisionado II que nos possibilitou vivenciar a prática educativa no Ensino médio na escola pública Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho em Guarabira PB e. Os dados da pesquisa foram coletados através da aplicação de questionários aos alunos doas 30 alunos apenas 5 corresponderam as expectativa desejada e à professora de uma turma do 1º ano do ensino médio na qual ministrei aula na fase do estágio supervisionado II (estágio de regência). Fundamentamos nossa pesquisa em estudos de autores que discutem a respeito da língua e suas variações como, Bagno (2002, 2007, 2008), Arantes (2007) e Orlandi (2009) e também nos apoiamos em autores que discutem sobre o ensino de língua como Antunes (2003) e Bortoni-Ricardo (2004, 2005) entre outros.
Descrição: FONTES, V. M. de. Variação linguística e ensino de língua portuguesa. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8775
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa Macena de Fontes.pdf619.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.