Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8776
Título: O uso do estrangeirismo na língua portuguesa: um estudo de caso
Autor(es): Sousa, Alexandre de Almeida
Palavras-chave: Língua portuguesa
Influências
Estrangeirismos
Data do documento: 2014
Resumo: O presente artigo tem por finalidade demonstrar as transformações ocorridas no decorrer dos tempos, na Língua Portuguesa e as fortes influências que ela recebe a cada dia, provenientes dos estrangeirismos, especificamente os de origem inglesa, que tem tomado um espaço muito significativo nesse mundo globalizado. Para um melhor embasamento deste trabalho, utilizamos as teorias dos seguintes estudiosos: Dubois (2000), Hall (2006), Faraco (2010), Possenti (2001), Martins (1999), Gonçalves; Ferreira; Cunha (2011), Camara Jr. (1989), Aldo Rebelo (2004) entre outros. O Português vem absorvendo, como resultados das diversas relações comerciais, culturais e sociais, novas formas de palavras que ampliam seu léxico. Entretanto, a entrada dos vocábulos estrangeiros tem causado discussões polêmicas entre gramáticos e linguistas sobre o uso dos estrangeirismos na língua materna. Sabemos que a língua inglesa é tida como a mais falada pelas pessoas de classe social elevada, por isso falar inglês é sentir-se importante, é andar na moda, é uma oportunidade de subir na vida. Constatamos também, ao longo desse trabalho, que a utilização dos estrangeirismos contribui no processo de ensino e aprendizagem do sujeito nas instituições educacionais da rede pública, já que tais vocábulos estão em todo lugar e fazem parte de seu cotidiano.
Descrição: SOUSA, A. de A. O uso do estrangeirismo na língua portuguesa: um estudo de caso. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8776
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alexandre de Almeida Sousa.pdf560.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.