Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8778
Título: | O tratamento da variação linguística no livro didático de português do ensino médio |
Autor(es): | Meireles, Patricia Borges de |
Palavras-chave: | Sociolinguística Variação linguística Livro didático |
Data do documento: | 2014 |
Resumo: | O presente artigo trata do tema da variação linguística, fenômeno que faz parte da realidade de toda língua. Especificamente, observamos aqui o tratamento dispensado à variação linguística no livro didático de português do ensino médio. A opção pelo livro didático se deu em função de ser este um material em que se encontram estruturados os conhecimentos sobre a língua portuguesa, a serem transmitidos aos alunos, daí a importância de sua análise. Dessa forma, tratamos de observar se o tema da variação linguística evidencia os critérios sociolinguísticos que estão em sintonia com as propostas mais avançadas de educação para o ensino de língua materna. Para isso, tomamos como referencial teórico os trabalhos de BAGNO (2009), BORTONI-RICARDO (2006) e TRAVALHIA (2009). |
Descrição: | MEIRELES, P. B. de. O tratamento da variação linguística no livro didático de português do ensino médio. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8778 |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Patricia Borges de Meireles.pdf | 1.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.