Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8779
Título: O Olhar do Licenciando em Letras sobre o Ensino de Língua Portuguesa
Autor(es): Ferrreira, Alessandra dos Santos
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Sistema EJA de Ensino
Língua portuguesa
Data do documento: 2014
Resumo: Ensinar Língua Portuguesa nas escolas públicas tem sido um grande desafio para os professores, principalmente para os que trabalham com o sistema EJA de Ensino. É um desafio que embasa a visão de mundo dos que estão se formando professores de L. P.. Sendo assim, como é a realidade de um professor de Língua Portuguesa? O que os alunos do sistema EJA acham da importância desta disciplina? Qual a verdadeira proposta do Estágio Supervisionado? Como aluna de Estágio supervisionado do curso de Letras, resolvi apresentar minhas aprendizagens dentro da escola pública E. E. E. F. e M. Professor Antônio Benvindo, na cidade Guarabira-PB, pelo sistema EJA de Ensino. Através destas aprendizagens surgiram alguns questionamentos: como funciona o Estágio Supervisionado? Para que serve esta experiência na formação acadêmica do professor de Língua Portuguesa? Quais as aprendizagens de um licenciando na prática do papel de professor de L. P.? Tendo como objetivo mostrar a realidade do ensino de Língua Portuguesa no sistema público de ensino através dos estágios supervisionados de observação e de regência, realizamos a relação entre os dois estágios para levantar pontos positivos e negativos e apresentar algumas propostas para inovar o ensino de Língua Portuguesa, obtendo melhorias principalmente no ensino EJA. Em vista de suporte teórico, apresentamos algumas ideias de autores renomados na área do ensino de L. P., como Irandé Antunes (2003), Celso Luft(2007) e Geraldi(1999). Contudo, o que nos faz concluir este artigo é que o Estágio Supervisionado proporcionou aprendizado dentro do ensino de Língua Portuguesa no sistema EJA, no qual a realidade destes alunos e professores ainda se encontra distante de uma boa educação de qualidade.
Descrição: FERREIRA, A. dos S. O Olhar do Licenciando em Letras sobre o Ensino de Língua Portuguesa. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8779
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alessandra dos Santos Ferreira.pdf568.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.