Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8783
Título: Arquivo e memória: reconstituindo a memória familiar através de cartas de amor
Autor(es): Lira, Polyanna Alves
Palavras-chave: Memória familiar
Cartas
Arquivos pessoais
Data do documento: 24-Nov-2014
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal compreender a construção da memória familiar do casal Abdias e Edite através da análise dos relatos escritos em suas cartas de amor. O trabalho iniciou na perspectiva de enfatizar as cartas como fonte de documentos de arquivo, com a intenção de compor reflexões de forma simples diante da importância da memória familiar. A ideia desta partiu de uma conversa informal com um estudante de arquivologia da Universidade Federal da Paraíba, neto do casal Edny Anderson Coutinho, que falou sobre seus avós e sobre a história das cartas, e despertou em mim a curiosidade de ir à fundo à história, bem como ajudá-lo a manter a memória familiar ativa. Lançando-me o desafio de conhecer e me aprofundar nos arquivos pessoais, bem como ter a oportunidade de divulgar uma história de amor que venceu barreiras. Enfatizando a memória como parte essencial que compõe o arquivo pessoal resgatando a cultura, os valores, e as tradições de uma família na metade do século XX. Com isso, o trabalho fundamenta-se em Maurice Halbwachs, Le Goff, Danielle Formiga, entre outros. Tendo como procedimentos metodológicos a leitura e análise das cartas, na perspectiva de conhecer os fatores ligados à construção da memória familiar do casal, reconstituindo as tradições, os valores e a identidade da família Bezerra. Consideramos que, a memória fez parte neste trabalho como maneira de guardar o passado, deixando registradas as informações adquiridas na vida, tendo estes documentos como de grande importância para a família, onde poderão passar de gerações em gerações, transmitindo sua origem familiar, trazendo ligações que seus parentes podem encontrar evocando os sentimentos, o respeito, o afeto existente nos manuscritos que manterão a memória do casal sempre ativa em seu leito familiar.
Descrição: LIRA, P. A. Arquivo e memória: reconstituindo a memória familiar através de cartas de amor. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8783
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Polyanna Alves Lira.pdfPolyanna Alves Lira4.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.