Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8788
Título: Gêneros Textuais e ensino: uma experiência com poesias em sala de aula
Autor(es): Rodrigues, Juciele Maurício Rodrigues
Palavras-chave: Gênero
Poesia
Escola
Data do documento: 2014
Resumo: Este trabalho monográfico consiste em um estudo voltado à questões relativas aos Gêneros Textuais na Escola e tem como objetivo principal contribuir para o ensino de Língua Portuguesa através da utilização da Poesia em sala de aula. Entendemos que o contato com o texto em versos permite despertar nos alunos o gosto pelo poético e a capacidade de interpretar e produzir adequadamente esse gênero dentro e fora do espaço escolar. Nesse sentido, este trabalho utilizou como ponto de partida diferentes teorias de Gêneros e Ensino de Poesia, entre as quais destacamos os estudos de Bakhtin (2003), Marcuschi (2007), Cândido (2006) e Pinheiro(2002). Tais autores nortearam nosso estudo no sentido de compreender a importância dos Gêneros Textuais em nossas práticas comunicativas e interacionais, bem como as diferentes possibilidades de sua abordagem no âmbito escolar. Logo em seguida, passamos ao relato da experiência vivenciada com alunos de duas turmas de 9º. ano de uma escola pública do município de Guarabira. Tal experiência constituiu-se em uma pesquisa de campo, com duração de três semanas. Esses encontros seguiram duas etapas denominadas de Conhecimento e Produção. Nessas etapas os alunos tiveram a oportunidade de entrar em contato com poemas de alguns autores de nossa literatura, que tinham como tema “Saudade”. Através desses textos, os alunos desenvolveram atividades de leitura e interpretação e em seguida produziram seus próprios poemas. Com essas atividades foi possível verificar a evolução no comportamento dos adolescentes perante os poemas, fato que confirmou a importância de se desenvolver estudos com direcionamento adequado.
Descrição: RODRIGUES, J. M. Gêneros Textuais e ensino: uma experiência com poesias em sala de aula. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8788
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juciele Maurício Rodrigues.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.