Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8790
Título: Um olhar sobre a Macabéa em A Hora da Estrela
Autor(es): Ferreira, Laudenívia Luana Vicente
Palavras-chave: Literatura brasileira
Personagem
Análise literária
Data do documento: 2014
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo direcionar um olhar sobre a caracterização da personagem Macabéa, em “A Hora da Estrela”, obra de Clarice Lispector. Essa personagem é uma migrante nordestina, que representa, através de sua história, diversas condições, questionamentos e sentimentos universais. Nossa fundamentação teórica aporta-se nos conceitos sobre a personagem na ficção de autores como Rodrigues (2013), Albuquerque Jr (2003), Ducrot e Todorov (1972), e Brait (2006). Observamos que a interação entre o narrador masculino, Rodrigo S. M., e a voz da personagem Macabéa se intercruzam, a fim de mostrar ora comoção, ora uma reflexão intensa sobre a vida, seus percalços e os anseios humanos.
Descrição: FERREIRA, L. L. V. Um olhar sobre a Macabéa em A Hora da Estrela. 2014. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8790
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laudenívea Luana Vicente Ferreira.pdf365.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.