Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8793
Título: Ensino de língua portuguesa: teoria e prática
Autor(es): Santos, Jailma Oliveira dos
Palavras-chave: Língua portuguesa
Ensino
Aprendizagem
Data do documento: 2014
Resumo: O professor de língua portuguesa, no exercício de sua prática docente tem de propor aos seus alunos atividades pedagógicas voltadas para um processo de ensino/aprendizagem na construção de cidadãos críticos. Neste trabalho, analisamos a prática de ensino em aulas de língua portuguesa. Nosso objetivo é observar como ocorre o ensino de gramática. Queremos verificar se a gramática é ensinada de forma isolada ou se este ensino ocorre de maneira contextualizada. Além disso, queremos compreender a concepção de língua que subjaz ao ensino. Para tanto realizamos a pesquisa em uma escola municipal da cidade de Gurinhém – PB. Nossa pesquisa é um estudo de campo, visto que procura o aprofundamento do conhecimento uma realidade específica. Basicamente realizada, por meio da observação direta das atividades para captar as explicações e as interpretações que delas decorrem. Para a construção textual foi usado como aporte teórico leituras bibliográficas de livros, revistas, artigos científicos, Parâmetros Curriculares e MATRIZES DE REFERÊCIA DO SAEB. A partir deste momento nos subsidiamos nas ideias de Geraldi (2006, 1995, 1997) no que diz respeito às concepções de linguagem, em Antunes (2003, 2007, 2010) no tocante ao ensino de gramática contextualizada, Bakhtin (1986), Kleiman (2007), Possenti (1996) e Freire (2004, 2009), assim como outros autores que fazem referência ao ensino de língua portuguesa no que diz respeito ao ensino de gramática, ao texto como instrumento de contextualização social e mesmo à formação profissional responsável pelo ensino/aprendizagem. O estudo nos permitiu verificar que o ensino de gramática, em nossas escolas, tem seguido primordialmente uma abordagem tradicional, visto que privilegia uma visão prescritiva, isto é, apegada às regras de gramática normativa. Uma explicação para essa postura perante o ensino de língua materna se deve a fatores não estritamente linguísticos, tais como: purismo, classe social de prestígio (econômico, cultural e político), autoridade (gramáticos, bons escritores), lógica e história (tradição). Assim, as considerações da abordagem tradicional acerca do ensino de língua portuguesa pressupõem a existência de uma língua padrão culta, a qual deve ser ensinada de maneira crítico-reflexiva. O responsável por este processo de ensino/aprendizagem é o professor. Cabe ao docente dialogar com os alunos na língua e sobre a língua, interagindo social e linguisticamente, pois ele é o agente responsável pela aprendizagem de sues educandos.
Descrição: SANTOS, J. O. dos. Ensino de língua portuguesa: teoria e prática. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8793
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jailma Oliveira dos Santos.pdf468.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.