Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8794
Título: Literatura e natureza: uma leitura sob a perspectiva ecocrítica da poesia Xexéu
Autor(es): Pereira, José Carlos Ribeiro
Palavras-chave: Poesia
Ecocrítica
Consciência ecológica
Data do documento: 2014
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar as relações tecidas entre literatura e natureza, numa perspectiva da teoria Ecocrítica, observando, sobretudo, a relação do homem com o seu meio, seja qual for o tipo de relação estabelecida em que se deixa entrever, a partir de uma perspectiva ecocêntrica, ou antropocêntrica. Nosso estudo tem por foco a análise de obras poéticas de cordel de autoria do cordelista João Gomes Sobrinho, o Xexéu. Observou-se, com base nos textos coletados, que a produção poética do artista se revela preocupada com os problemas ecológicos que afligem a humanidade em virtude das agressões humanas a que esteve submetido o planeta no decorrer dos últimos anos, em face da corrida pelo desenvolvimento econômico sem planejamento sustentável. Além disso, Xexéu, de maneira muito particular, demonstra os prejuízos que as inconstâncias climáticas têm trazido para a Região Nordeste ao abordar a situação da Seca em diversos folhetos. Longe de culpar a natureza pelos desastres ambientais, o poeta atribui ao homem a culpa pela vida no planeta estar em constante ameaça. Na visão prioritariamente ecocêntrica do poeta, é preciso uma mudança de atitude do homem, ciente de que, para viver e manter uma relação de paz entre homem/natureza é necessária uma mudança de posição e de pensamento, de modo a deixar em segundo plano o interesse econômico, supervalorizando o respeito com o espaço através de atitudes que promovam o desenvolvimento sustentável aliado à qualidade de vida e respeito à cultura de um povo e seu lugar.
Descrição: PEREIRA, J. C. R. Literatura e natureza: uma leitura sob a perspectiva ecocrítica da poesia Xexéu. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8794
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Carlos Ribeiro Pereira.pdf848.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.