Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8796
Título: Estranhos, cruéis, maquiavélicos: um estudo comparatista de vilões Shakespeareanos
Autor(es): Andrade, Aparecida Lima Santana
Palavras-chave: Literatura inglesa
Visão
Teatro Shakespeareano
Data do documento: 2014
Resumo: Este trabalho busca fazer uma análise comparatista entre as obras King Lear, Macbeth, Titus Andronicus, Othelo e Richard III do dramaturgo inglês William Shakespeare, levando em consideração os vilões de cada obra e como é o comportamento deles nessas peças. Os antagonistas: Edmund, Lady Macbeth, Aarão, Iago e Ricardo, são dotados de sentimentos perversos como inveja, ira, vingança e cobiça levando os mesmos a cometerem as mais altas atrocidades contra os protagonistas e heróis dessas tramas. O teatro shakespeariano sempre surpreendeu e ainda surpreende a todos por tratar de temas universais os quais ainda são considerados atuais. Seus vilões são dotados de características e comportamentos únicos capazes de despertar os mais diversos sentimentos sobre diferentes temas abordados nas peças do dramaturgo. Para este trabalho serão adotados como referenciais teóricos Nietzsche (2005); Polidório (2011); Ludwig (2012); Heliodora (2009), dentre outros.
Descrição: ANDRADE, A. L. S. 2014. 19f. Estranhos, cruéis, maquiavélicos: um estudo comparatista de vilões Shakespeareanos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8796
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aparecida Lima Santana Andrade.pdf265.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.