Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8818
Título: Questão agrária e luta por direitos trabalhistas em uma região açucareira (Pilões - PB, 1987)
Autor(es): Silva, Raquel Rocha da
Palavras-chave: Trabalhadores rurais
Justiça do Trabalho
Lutas sociais
Data do documento: 2015
Resumo: Este trabalho pretende tratar da questão agrária e do caso da trajetória de luta jurídica e social dos trabalhadores rurais da Usina Santa Maria, localizada no município de Pilões, estado da Paraíba a partir do ano de 1987. Utilizamos como fonte os autos findos movidos junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 13º região (TRT-13) e que se encontram sob guarda do Núcleo de Documentação Histórica do Centro de Humanidades da Universidade Estadual da Paraíba (NDH-CH/UEPB). Para tanto, fazemos um apanhado geral sobre a luta pela terra no Brasil, em particular dos movimentos sociais que emergiram na derrocada da ditadura militar, e seguimos para o caso específico da pesquisa: a Usina Santa Maria. O período de estudo é compreendido ainda no contexto da redemocratização brasileira, quando a presença da Justiça do Trabalho passa a representar, não apenas nas regiões interioranas, mas no conjunto do país, expectativas dos trabalhadores quanto ao surgimento de novas oportunidades e novos instrumentos na luta por direitos trabalhistas.
Descrição: Silva, R. R. da. Questão agrária e luta por direitos trabalhistas em uma região açucareira (Pilões - PB, 1987). 2014. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8818
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel Rocha da Silva.pdf741.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.