Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8820
Título: A música compondo dores de amor e construindo os significados da "roedeira"
Autor(es): Santos, Maria Valdenia Felix dos
Palavras-chave: Música
Roedeira
Amor
Data do documento: 2014
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar os significados da palavra "roedeira" para os indivíduos que costumam apreciar, no seu cotidiano, músicas denominadas de "bregas" e "românticas" do final do século XX aos dias atuais a partir da análise de algumas músicas gravadas por Amado Batista, Lindomar Castilho e Nelson Ned e de alguns depoimentos orais, concedidos à autora deste artigo, por indivíduos que se auto intitulam roedeiros, ou seja, adeptos da prática da roedeira. Prática esta consolidada nos últimos anos como específica do Nordeste do Brasil. A palavra roedeira enuncia, para o nordestino, o significado do sofrimento por uma pessoa amada, destacando comumente o papel do masculino como vítimas do amor. Para nortear a discussão desta pesquisa foi realizado um levantamento discográfico das três ultimas décadas do séc. XX dos intérpretes mencionados e realização de análises das músicas e das entrevistas realizadas sobre o tema deste artigo.
Descrição: SANTOS, M. V. F. dos. A música compondo dores de amor e construindo os significados da "roedeira". 2014. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8820
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Valdenia Felix dos Santos.pdf554.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.