Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8824
Título: Ophelia Amorim: memória, trauma e Ditadura Civil - Militar
Autor(es): Carvalho, Jocekelly Henrique de
Palavras-chave: Ophelia Amorim
Memórias históricas
Ditadura Civil - Militar
Data do documento: 2014
Resumo: Este trabalho busca analisar e refletir sobre a trajetória de Ophelia Amorim, a partir das suas memórias enquanto advogada e militante das Ligas Camponesas na Paraíba nas décadas de 1950 e 1960. Ophelia Amorim travou uma intensa luta contra os latifundiários, além disso, enfrentou uma luta ideológica contra um sistema, que repudiava as mulheres que assumissem um papel ativo nessa sociedade patriarcal, a qual as mulheres deveriam caracterizar-se por serem submissas e passivas. As memórias de Ophelia Amorim revelam um novo olhar sobre a construção das narrativas históricas as quais abordam a participação das mulheres nos movimentos sociais na Paraíba no período ditatorial.
Descrição: CARVALHO, J. H. de. Ophelia Amorim: memória, trauma e Ditadura Civil - Militar. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8824
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jocekelly Henrique de Carvalho.pdf638.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.