Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8831
Título: A preservação e a conservação documental: o caso do Fórum Cível Desembargador Mário Moacyr Porto
Autor(es): Nascimento, Matheus Batista do
Palavras-chave: Arquivo
Preservação Documental
Conservação
Data do documento: 1-Dez-2014
Resumo: Perante a prerrogativa de abraçar o métier de arquivista enquanto um profissional empenhado na construção e cuidados essenciais sobre um arquivo, devemos observar, conhecer e avaliar aquelas peças documentais, sob critérios científicos de preservação e cuidados que requerem labor e profissionalismo, deixando-as intactas para o acesso de gerações vindouras. Em um estado de direito, a preservação documental consiste na responsabilidade que temos em evitar que agentes danosos destruam arquivos importantes, sejam eles, agentes biológicos, químicos, ambientais ou físicos, até que mantenham-se em perfeita ordem e não sejam alterados. O Arquivo do Fórum Cível consubstancia a salvaguarda de documentos judiciais de imprescindível relevância para a sociedade, portanto passíveis de maior atenção de profissionais que desenvolvem técnicas coadjuvantes na sua preservação (sob normas) e conservação (questão de consciência). Diante disso, a pesquisa objetivou conhecer as condições de conservação e preservação do Arquivo Judicial do Fórum Cível Desembargador Moacyr Porto. A pesquisa partiu do seguinte questionamento: Quais as condições de preservação e conservação do Arquivo Judicial do Fórum Cível Des. Mário Moacyr Porto? Com base no questionamento, a pesquisa sustentou a hipótese que a preservação e conservação no Arquivo Judicial do Fórum Cível Des. Mário Moacyr Porto não garantem vida útil dos documentos. Em termos metodológicos o estudo teve como fundamento a pesquisa empírica com abordagem qualitativa e do tipo exploratória e descritiva. De acordo com o resultado obtido, confirmou a hipótese que foi levantada, pelo fato do arquivo não adotar uma política de preservação dos documentos.
Descrição: NASCIMENTO, M. B. do. A preservação e a conservação documental: o caso do Fórum Cível Desembargador Mário Moacyr Porto. 2014. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8831
ISSN: CDD 025.84
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Matheus Batista do Nascimento.pdfMatheus Batista do Nascimento1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.