Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8833
Título: | O professor de geografia e as práticas avaliativas no ensino fundamental |
Autor(es): | Pimenta, Acácio da Silva |
Palavras-chave: | Avaliação Aprendizagem Ensino |
Data do documento: | 1-Mar-2016 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo compreender as várias funções e características da avaliação da aprendizagem em Geografia e consequentemente melhorar as práticas avaliativas através de instrumentos pedagógicos que possam fortalecer o processo de ensino-aprendizagem. As transformações ocorridas no ensino de Geografia e na metodologia de ensino levam-nos a refletir sobre o momento de avaliação como um todo. Desta forma, para que a avaliação seja comprometida com a concepção pedagógica, considera-se que a mesma deve está comprometida com uma proposta de ensino e aprendizagem coerente com a concepção de homem aprendiz. Neste trabalho tenta-se aproximar das práticas concretas de avaliação da aprendizagem em Geografia, através de entrevistas com docentes, discentes, representações e observações do cotidiano feitas no decorrer da pesquisa. Assim considera-se importante este trabalho porque oferece dados empíricos que ajudam a desvelar a realidade da avaliação da aprendizagem; em termos práticos, pode estar ajudando através do resgate de atividades que os educando estão realizando, a apontar alguns caminhos, alternativas, perspectivas de superação da situação caótica da avaliação na escola brasileira nos dias atuais. A avaliação não se restringe ao julgamento sobre sucesso ou fracasso do aluno, é compreendida como um conjunto de atuação que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica. Acontece contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno. (PCNs v1 – 1997). Os critérios de avaliação apontam as experiências educativas a que os alunos devem ter acesso e que são considerados essenciais para o desenvolvimento e socialização, onde as expectativas de aprendizagem que se tem para os alunos devem estar expressas de maneira clara nos objetivos e nos critérios de avaliação propostos. Com análise dos critérios de avaliação e os indicadores expressos pelos alunos, surgem novos propósitos no que diz respeito à avaliação. |
Descrição: | PIMENTA, A. S. O professor de geografia e as práticas avaliativas no ensino fundamental. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8833 |
Aparece nas coleções: | 92 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Acácio da Silva Pimenta.pdf | 1.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.