Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8840
Título: Reflexões sobre a inclusão na escola e o olhar dos educadores
Autor(es): Lima, Fabiana Fausto
Palavras-chave: Educação inclusiva
Deficiência
Atendimento especializado na escola
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: O atendimento Educacional Especializado é a forma de alcançar um novo olhar para a educação inclusiva, a qual vem se tornando desafiadora para o sistema de ensino, pois o direito à educação não se configura apenas pelo o acesso, materializado na matrícula do aluno junto ao estabelecimento escolar, mas também pela sua participação e aprendizagem ao longo da vida. Nesse sentido o trabalho de pesquisa faz um rastreamento da história da deficiência que se perpetua ao longo dos anos, tipos de necessidades que existem na cidade da área de estudo, bem como a definição do atendimento educacional especializado, a relevância da sala multifuncional no processo de inclusão e principalmente a percepção dos educadores com relação à educação inclusiva, os quais se mostram entusiasmados com o grupo de estudo denominado GEESP (grupo de estudo em educação especial), criado com intenção de formação e conhecimento sobre como lidar com crianças deficientes. Para uma fundamentação teórica buscou-se apoio em Carvalho (1997), Alves (2006), Revista Marília (2008), Aranha (2006), Silva (2004), dentre outros. Reconhecendo que trabalhar com classe heterogênea que acolhe as diferenças traz inúmeros benefícios ao desenvolvimento das crianças deficientes e não deficientes, na medida em que estas têm oportunidade de vivenciar a importância do valor da troca e da cooperação nas interações humanas.
Descrição: LIMA, Fabiana Fausto. Reflexões sobre a inclusão na escola e o olhar dos educadores. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8840
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - FABIANA FAUSTO LIMA.pdf273.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.