Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/885
Título: Percursos na prática pedagógica de Matemática
Autor(es): Souza Júnior, Manoel Luiz de
Palavras-chave: Educação Matemática
Aprendizagem Matemática
Cooperação investigativa
Data do documento: 23-Mai-2013
Resumo: INTRODUÇÃO. O objetivo deste trabalho é comparar metodologias diferentes adotadas em duas salas de aulas do 7º ano do ensino fundamental. METODOLOGIA. Em uma das salas foi adotada uma metodologia que pode ser denominada de metodologia tradicional de ensino, na outra sala foi adotada uma metodologia que se aproxima do modelo de cooperação investigativa (Modelo CI) proposto por Alro e Skovsmose (2006). Para coletar os dados foi realizada uma pesquisa-ação com anotações em um diário de campo. RESULTADOS. Observamos que na sala de aula onde foi adotada a metodologia tradicional os alunos são sempre passivos, diferente dos alunos da turma onde foi trabalhado o modelo CI. CONCLUSÃO. Na sala de aula orientada pelo modelo CI os alunos apresentam um melhor desempenho na aprendizagem.
Descrição: SOUZA JÚNIOR, M L. de. Percursos na prática pedagógica de Matemática. 2012. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/885
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Manoel Luiz de Souza Júnior.pdfPDF - Manoel Luiz de Souza Júnior176.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.