Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8886
Título: Arquivos escolares: um estudo comparativo entre escolas públicas e privadas de João Pessoa
Autor(es): Barbosa, Irany Rodrigues
Palavras-chave: Arquivos escolares
Softwares de gestão de arquivos
Escolas públicas e privadas
Data do documento: 27-Nov-2014
Resumo: No contexto das escolas do nosso país nos deparamos com uma forte realidade: o mundo novo das tecnologias da informação e comunicação (TIC´s), que abrem novos espaços para o conhecimento e novos investimentos em tecnologia para auxiliar tanto a escola em suas atividades pedagógicas quanto administrativas, e os alunos que mais do que nunca precisam estar capacitados e inclusos no mundo da tecnologia. Nesse contexto o governo federal vem investindo na inclusão digital e reestruturando as escolas públicas através de projetos voltados ao uso de novas tecnologias. Mas é preciso reconhecer que os arquivos escolares no Brasil,mais precisamente das escolas de João Pessoa, onde foi realizada esta pesquisa, ainda estão em déficit no que se refere à inserção de gestão tecnológica e até convencional, mesmo se tratando de escolas particulares que já se encontram estruturadas com softwares em suas secretarias.A partir desse contexto, o trabalho se propõe a analisar os diferentes sistemas tecnológicos no ambiente das escolas públicas e privadas de João Pessoa. Dentro desta perspectiva a pesquisa se caracteriza em exploratória com abordagem quantiqualitativa, método comparativo e foram utilizadas como instrumento de coleta de dados a observação assistemática e a entrevista semiestruturada, que foi aplicada com os funcionários/servidores dos arquivos e gestores das escolas. confirmamos parcialmente a hipótese lançada pelo fato de as escolas privadas utilizarem softwares na gestão documental, mas não em todos os documentos e sim aqueles gerados pós implantação do software e com isso alertamos que mais do que um software que gerencie a escola é necessário que se tenha um arquivista para que não haja prejuízos na gestão documental. Concluímos que não há uma legislação estadual que oriente as escolas na eliminação de documentos muito menos na gestão documental e implantação de uma política arquivística que aborde sistema de gestão arquivística de documentos digitais (SIGAD) para as escolas que já possuem softwares nesse caso as escolas privadas. Juntando tudo isso com a falta do profissional arquivista nos arquivos escolares tanto nas escolas públicas quanto nas privadas destacamos as distorções nas informações e métodos utilizados na organização desses arquivos.
Descrição: BARBOSA, I. R. Arquivos escolares: um estudo comparativo entre escolas públicas e privadas de João Pessoa. 2014. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8886
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Irany Rodrigues Barbosa.pdfIrany Rodrigues Barbosa1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.