Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8887
Título: A qualidade do serviço e a satisfação do cliente
Autor(es): Silva Júnior, Josadarc José
Palavras-chave: Qualidade de serviço
Satisfação do cliente
Centro automotivo
Objetivos organizacionais
Data do documento: 30-Nov-2015
Resumo: A satisfação do cliente é uma das áreas mais bem estudadas em marketing, porque se tornou um dos principais fatores na obtenção de objetivos organizacionais. É, também, considerada como um padrão de linha de base de desempenho e um possível padrão de excelência para qualquer organização. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo principal avaliar o nível de satisfação dos consumidores quanto à qualidade dos serviços oferecidos por um centro automotivo. Para tanto, realizou-se um survey, por meio da qual foram entrevistados 101 clientes, com a utilização do modelo, baseado nos sete critérios da boa qualidade percebida de Gronroos (2009). Após a análise dos dados, utilizando-se a análise fatorial exploratória, foi constatado que o valor percebido na qualidade da prestação do serviço, exerceram um impacto positivo e significativo em satisfação dos clientes. Além disso, a satisfação proporcionou um papel de mediação, em relação ao valor percebido. Mesmo com todos os cuidados tomados, este estudo apresenta algumas limitações. A primeira delas diz respeito ao tamanho amostral. A medição não se caracteriza por comparações com a concorrência.
Descrição: SILVA JÚNIOR, J. J. da. A qualidade do serviço e a satisfação do cliente. 2015. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8887
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josadarc José da Silva Junior.pdf480.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.