Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8898
Título: Conflitos e resistências no campo alagoagrandense: um retrato da luta
Autor(es): Lima, Severino do Ramo Pereira de
Palavras-chave: Conflitos agrários
Assentamento Monsenhor Luigi Pescarmona
Alagoa Grande
Data do documento: 2015
Resumo: O presente artigo tem como objetivo fazer uma análise do tema da questão agrária em relação aos conflitos agrários no campo e a atuação dos movimentos sociais e sindicatos rurais que possuem ação de mudança na sociedade em termos de estrutura e organização. Depois da análise dos conflitos agrários em nosso país, podemos perceber que esses conflitos são provenientes do modelo de divisão do território brasileiro iniciado ainda na colonização e que pouca coisa mudou daquele tempo até os dias atuais. Com base nessa análise, fizemos um estudo de caso no Assentamento Monsenhor Luigi Pescarmona no município de Alagoa Grande – PB, onde teve a ação da CPT e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Analisamos a forma com que se deu o processo dos conflitos que resultaram na conquista da terra, bem como a sua consolidação como assentamento rural.
Descrição: LIMA, S. do R. P. Conflitos e resistências no campo alagoagrandense: um retrato da luta. 2015. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8898
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Severino do Ramo Pereira de Lima.pdf481.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.