Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/890
Título: Um passeio na sequência de Fibonacci
Autor(es): Sousa, Tiago Alves de
Palavras-chave: Sequência Fibonacci
Número de ouro
Teoria dos números
Data do documento: 23-Mai-2013
Resumo: O trabalho foi realizado com o objetivo de mostrar a história de Leonardo de Pisa, mais conhecido como Fibonacci, mostrando sua formação e inclinação matemática. Mostraremos também a história da sequência de Fibonacci, desde o surgimento do problema da reprodução dos coelhos, até a sua ligação com o número de ouro. Apresentaremos a sua definição, e algumas propriedades que mais adiante serão úteis para demonstrarmos que se uma sequência obedece à lei de formação da sequência de Fibonacci, então os termos desta sequência são escritos como combinação dos termos da sequência de Fibonacci. Demonstraremos a fórmula de Binet onde prova a relação da sequência de Fibonacci com o número de ouro e para isso usamos conceitos de Álgebra Linear. Abordaremos também a fórmula generalizada e a função geratriz da sequência de Fibonacci. Da teoria para a prática, são dadas algumas aplicações da sequência de Fibonacci, do número de ouro, do retângulo áureo e da espiral logarítmica.
Descrição: SOUSA, T. A. de. Um passeio na sequência de Fibonacci. 2012. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/890
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tiago Alves de Sousa.pdfPDF - Tiago Alves de Sousa2.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.