Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8902
Título: Histórias de mulheres negras paraibanas: a construção da identidade negra e afirmação da cidadania
Autor(es): Nascimento, Cavalcante do Nascimento
Palavras-chave: Mulheres negras
Construção da identidade negra
Afirmação da cidadania
Data do documento: 2014
Resumo: Nesta pesquisa nos dispomos a analisar a história de vida de mulheres negras paraibanas que estão em certos espaços de poder da sociedade brasileira. Com isso recorremos à história oral e buscamos compreender as suas trajetórias, caminhos e percalços trilhados por elas na Paraíba para obter formação superior em determinadas áreas do conhecimento, além de atentar para a construção da identidade negra entre mulheres negras no século XX na perspectiva de compreender os percursos que fizeram para adquirir sua formação e se inserir no mercado de trabalho em um período em que não havia nenhuma política pública para as populações negras e por conseguinte a inserção dessas mulheres negras com formação superior no mercado de trabalho. No entanto, nos limitamos às mulheres negras que residem na cidade de Alagoa Grande, essas personagens ingressaram na universidade pública em diferentes cursos, se qualificaram e acessaram o mercado de trabalho como professoras. Logo, o nosso interesse é a trajetória de vida delas. Assim buscamos compreender como superaram as barreiras encontradas, sobretudo, o preconceito racial e de gênero e ascenderam socialmente, saindo da condição de marginalizadas e como elas construíram ou não suas identidades de mulheres negras e se afirmaram cidadãs frente às barreiras encontradas e como agiram.
Descrição: NASCIMENTO, D. C. do. Histórias de mulheres negras paraibanas: a construção da identidade negra e afirmação da cidadania. 2014. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8902
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Damião Cavalcante do Nascimento.pdf1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.