Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8909
Título: As fantásticas viagens de Rip Van Winkle: alegoria e tempo na literatura e no cinema
Autor(es): Oliveira, Renato da Silva
Palavras-chave: Texto literário
Arte fílmica
Alegoria
Data do documento: 2015
Resumo: Este trabalho tem como finalidade realizar uma análise comparativa do conto “Rip Van Winkle”, de Washington Irving (1819) com a adaptação fílmica “O Dorminhoco” de Francis Ford Coppola, de 1987. A partir do pressuposto de que existe um diálogo entre o texto literário e a arte fílmica, embora cada obra possua suas particularidades, todas as outras artes que derivam da original possuem a sua importância estética, mesmo pertencendo à outra época e contexto sociocultural. Dessa forma, pretendemos observar as divergências e convergências entre conto e filme, realizando assim, um diálogo entre a literatura e o cinema e buscando observar o fantástico e a alegoria presente nas respectivas obras. Esperamos a partir deste trabalho, obter resultados que mostrem as diferentes características entre cada tipo de discurso que aqui abordamos, observando o fantástico-estranho e o maravilhoso e os elementos alegóricos existentes no conto e na adaptação, possibilitando assim, levantar questionamentos, caminhos e interpretações para analisar ambas as artes.
Descrição: OLIVEIRA, R. da S. As fantásticas viagens de Rip Van Winkle: alegoria e tempo na literatura e no cinema. 2015. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8909
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renato da Silva Oliveira.pdf1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.