Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8911
Título: Múltiplos sentidos nas charges da Copa do Mundo 2014: uma análise dialógica do discurso
Autor(es): Oliveira Junior, Edvaldo Felix de
Palavras-chave: Discurso
Charges
Dialogismo
Data do documento: 2015
Resumo: A linguagem, sendo em sua natureza concreta, viva, em seu uso real, tem a característica de ser dialógica. É chamada de dialógica porque propõe que a linguagem tem seus sentidos produzidos pela presença da subjetividade nas situações concretas. A partir dessa ideia da Enunciação proposta por Bakhtin (2003), este trabalho tem por objetivo geral analisar as charges mostrando as analogias dialógicas presentes no discurso da Copa do Mundo. Os objetivos específicos são: analisar como o sujeito atua e é representado no gênero charge e identificar os discursos veiculados nas charges. O corpus coletado constitui-se de quatro charges publicadas em redes sociais. A charge é um gênero textual que, geralmente, se configura a partir do gênero not ícia sendo por isso caracterizado pelas diferentes formas de presença do outro, ou seja, presença de diversas vozes sociais resultantes das interações sóciohistóricas. Nossa hipótese, nesse gênero, é que os sujeitos criam o(s) sentido(s) desejado(s) uma vez que incorporam nos seus discursos os discursos de outrem. Acreditamos, pois, que os discursos produzidos dependem do ponto de vista que incorporam, nos seus, discursos outros. Isso demonstra que a linguagem é, por constituição, dialógica, pois considera o uso da língua em um contexto social concreto.
Descrição: OLIVEIRA JUNIOR, E. F. de. Múltiplos sentidos nas charges da Copa do Mundo 2014: uma análise dialógica do discurso. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8911
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edvaldo Felix de Oliveira Junior.pdf1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.