Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8912
Título: Leitura no ensino médio: os desafios do desenvolvimento do hábito de ler e a importância da leitura na formação do cidadão
Autor(es): Souza, Luis Galdino de
Palavras-chave: Leitura
Língua portuguesa
Ensino médio
Data do documento: 2015
Resumo: O presente trabalho apresenta resultado de análise bibliográfica e pesquisa realizadas acerca do tema Leitura no Ensino Médio: Os desafios do desenvolvimento do hábito de ler e a importância da leitura na formação do cidadão. Trata-se de pesquisa de cunho bibliográfico que aborda os diferentes aspectos do ato de ler na realidade do jovem brasileiro estudante do Ensino Médio da Educação Básica Regular de nosso país. Dividido em três capítulos com suas ramificações:1. A importância da leitura: do desenvolvimento humano ao contexto social da educação brasileira; 1.1 O desenvolvimento cognitivo humano e a importância da leitura; 1.2 A leitura no Brasil: contexto histórico; 1.3 A visão critica do aluno no mundo contemporâneo; 2. os parâmetros curriculares nacionais - PCNs e a leitura no ensino médio; 3. A leitura em sala de aula; 3.1 A leitura como objeto de construção de conhecimentos e formação crítica. Nesse capítulo apresentamos também a coleta de dados referentes à experiência da aplicação dos questionários em sala de aula, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, onde realizou-se a pesquisa. Inicialmente procura este trabalho traçar um perfil do desenvolvimento cognitivo do jovem, com embasamento nas teorias de Piaget (1999) e Vygotsky (1984). Procura construir uma linha do tempo da chegada dos colonizadores portugueses ao Brasil até a contemporaneidade sob a ótica do acesso e o tipo de leitura oferecida na época. Do ensino da Língua Portuguesa e da construção do pensamento crítico no jovem de hoje. Pretende apresentar as dificuldades enfrentadas por professores do Ensino Médio na aplicação dos conteúdos adotado nas escolas e propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, observadas a partir dos períodos de visita ao meio escolar da turma do primeiro ano “A” do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho no município de Guarabira – Paraíba. E finalizamos com uma análise da construção de uma educação onde o pensamento crítico do aluno seja estimulado pra assim formar cidadãos mais críticos e detentores de maior capacidade de discernimento.
Descrição: SOUZA, L. G. de. Leitura no ensino médio: os desafios do desenvolvimento do hábito de ler e a importância da leitura na formação do cidadão. 2015. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8912
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luis Galdino de Souza.pdf998.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.