Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8920
Título: A produção do espaço urbano: um estudo sobre o Bairro Primavera
Autor(es): Souza, Aelson Cardozo de
Palavras-chave: Espaço urbano
Bairro Primavera
Condições socioeconômicas
Data do documento: 2015
Resumo: A cidade é o resultado da apropriação de parcelas do espaço pela sociedade, cuja materialização se dá através das formas de trabalho coletivo. Ela deve ser vista como um produto histórico-social, não podendo ser pensada separadamente da sociedade e do momento no qual foi gerida. Assim, a pesquisa ora proposta teve como objetivo analisar o processo de produção do espaço urbano em Guarabira, com o propósito de compreender a dinâmica das formas de ocupação, dando ênfase ao bairro da Primavera. Adotamos o método “estudo da paisagem” como o mais apropriado à efetivação das aspirações deste trabalho e isto possibilitou a realização de descrições e análises dos quadros urbano, natural e social mediante observações em campo e revisão da literatura sobre o assunto. Também, contemplamos a coleta, tabulação e análise de dados censitários levantados mediantes entrevistas com moradores e comerciantes. Partindo da premissa de que nacionalmente Guarabira não tem expressão populacional, afirmamos corretamente. Todavia, ao compararmos dados estatísticos de PIB, IDH, população, entre outros, concluímos que, para os padrões dos municípios de seu Estado, Guarabira detém expressiva evolução demográfica e urbana. Assim também o bairro da Primavera, enfoque desta pesquisa, não representa grande influência socioeconômica na cidade. A partir das entrevistas realizadas, constatamos que os moradores apresentam uma considerável e genérica satisfação com o Primavera como bairro no que diz respeito ao saneamento básico, saúde e segurança pública. Apenas a falta de água, devido à elevação topográfica do bairro, tem sido a real preocupação de seus moradores.
Descrição: SOUZA, A. C. de. A produção do espaço urbano: um estudo sobre o Bairro Primavera. 2015. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8920
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aelson Cardozo de Souza.pdf949.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.