Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8922
Título: Síndrome da Ardência Bucal: Revisão de literatura
Autor(es): Araújo, Demóstenes Barbosa de
Palavras-chave: Síndrome da Ardência Bucal
Fisiopatologia
Xerostomia
Data do documento: 4-Dez-2014
Resumo: A síndrome da ardência bucal (SAB) é uma patologia complexa intra-bucal dolorosa e crônica em que não há sinais de doença, caracterizada pela presença de sintomas de ardência ou dor em queimação, desconforto, prurido na mucosa oral superficial e sua área de incidência é a mucosa. A intensidade dos sintomas pode variar de leve a severa, e ocorre mais comumente em mulheres de meia idade, após a menopausa, não possui predileção racial, podendo atingir todas as classes sociais que são manifestadas de diversas formas individualmente. Este estudo de revisão da literatura teve por objetivo coletar por meio de buscas nas bases de dados Lilacs, IBECS, MEDLINE, BBO – Odontologia, utilizando os descritores “síndrome da ardência bucal, fisiopatologia, xerostomia”, no período de 2010 a 2014. Das 870 referências levantadas 107 foram selecionadas para aquisição dos dados obtendo 22 artigos uma tese e duas dissertações recuperadas na íntegra, constituindo o corpus da pesquisa. Os estudos indicam que a SAB está associada a sinais clínicos e achados laboratoriais normais, que dificulta o seu diagnóstico, o tratamento na maioria das vezes se torna empírico. Nos casos em que a etiologia é desconhecida, o tratamento para a SAB é sintomático. Como conclusão ressalta-se a necessidade de futuras pesquisas, que possam fornecer esclarecimentos mais pormenorizados na patologia, etiopatogenia e tratamento ainda não esclarecido totalmente, bem como o seu conhecimento pelos profissionais de odontologia.
Descrição: ARAÚJO, D. B. de. Síndrome da Ardência Bucal: Revisão de literatura. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8922
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Demóstenes Barbosa de Araújo.pdfPDF - Demóstenes Barbosa de Araújo349.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.