Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8933
Título: Mortalidade de pacientes de pós-operatório de cirurgia abdominal que evoluem com uso de ventilação mecânica no HUAC
Autor(es): Santos, Camilla Ísis Rodrigues dos
Palavras-chave: Cirurgia abdominal
Mortalidade
Ventilação mecânica
Data do documento: 2-Dez-2014
Resumo: A utilização dos procedimentos cirúrgicos aumentou progressivamente nas últimas décadas, e nenhum destes estão isentos de complicações. As complicações cirúrgicas podem atingir os diversos sistemas do organismo; elas são frequentes no pós-operatório de qualquer cirurgia, porém sua incidência é maior em cirurgias torácicas e abdominais. As complicações respiratórias são as mais prevalentes, e levam os pacientes a apresentarem quadros de atelectasia, pneumonia, insuficiência respiratória aguda, além de consequências como uso de ventilação mecânica invasiva prolongada, sendo este a causa de maior lesão pulmonar. Tais complicações contribuem para o surgimento de morbidades e elevada incidência de mortalidade. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar o índice de mortalidade de pacientes de pós-operatório de cirurgia abdominal que evoluem com uso de ventilação mecânica invasiva atendidos no Hospital Universitário Alcides Carneiro – HUAC. Trata-se de um estudo documental, descritivo, analítico, retrospectivo, transversal com abordagem quantitativa, que realizou uma análise de prontuários de pacientes de pósoperatório de cirurgia abdominal que evoluíram com uso de ventilação mecânica assistidos no HUAC no período de agosto de 2013 a agosto de 2014. A amostra foi composta por 19 pacientes, com idades entre 27 a 82 anos, a faixa etária mais prevalente foi a idade superior a 60 anos. Foi visto que 79% dos pacientes apresentaram pelo menos uma complicação póscirúrgica, sendo o Choque séptico o mais prevalente. Da amostra, 70% evoluíram a óbito, e todos faziam uso de ventilação mecânica, dado que contribui com uma elevada mortalidade de pacientes pós-cirúrgicos em uso de ventilação mecânica. Em 62% dos pacientes que evoluíram a óbito a causa foi o choque séptico, confirmando que pacientes pós-cirúrgicos abdominais estão susceptíveis a maior surgimento de infecções. Portanto é necessária uma atenção maior à avaliação pré-operatória dos pacientes, por parte da equipe cirúrgica e multiprofissional, para que se observem os possíveis fatores de riscos existentes, e associar ao surgimento das complicações cirúrgicas, para que os pacientes possuam uma evolução satisfatória dos procedimentos cirúrgicos.
Descrição: SANTOS, C. Í. R. dos. Mortalidade de pacientes de pós-operatório de cirurgia abdominal que evoluem com uso de ventilação mecânica no HUAC. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8933
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camilla Ísis Rodrigues dos Santos.pdfPDF - Camilla Ísis Rodrigues dos Santos775.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.