Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8934
Título: Ansiedade e depressão em mulheres mastectomizadas atendidas em uma Clínica Escola de Fisioterapia
Autor(es): Barbosa, Jéssica Eloy
Palavras-chave: Ansiedade
Depressão
Mastectomia
Câncer de mama
Data do documento: 2-Dez-2014
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar a prevalência de ansiedade e depressão em mulheres que realizaram a cirurgia de mastectomia para controle do câncer de mama e que realizaram Fisioterapia. Este estudo foi observacional, descritivo, transversal com abordagem quantitativa, no qual foi utilizado como instrumentos os questionários BECK ANXIETY INVENTORY (BAI), BECK DEPRESSION INVENTORY (BDI) e o QUALITY LIFE QUESTIONNAIRE C30 com seu complementar SUPPLEMENTARY QUESTIONNAIRE BREAST CANCER MODULE QLQ-BR23, para investigação da ansiedade, depressão e qualidade de vida, respectivamente. Realizou-se a estatística descritiva dos dados, para caracterizar a amostra quanto aos escores obtidos nos questionários, e respectivas classificações, e em relação às variáveis de interesse do estudo. Além disso, aplicou-se o teste de Fisher para avaliar associação entre o tempo de fisioterapia e classificação dos escores obtidos nos questionários. A amostra mostrou-se homogênea, de modo que: a maioria das pacientes apresentou níveis de ansiedade mínimo/leve; todas as pacientes obtiveram classificação mínima para os escores de depressão. A aplicação do teste de Fisher indicou associação entre tempo de fisioterapia e o módulo QLQ-BR23 Sintomas. Conclui-se que a hipótese de que as mulheres mastectomizadas submetidas a Fisioterapia apresentem baixas prevalências para ansiedade e depressão foi corroborada pelos dados obtidos da amostra, embora o perfil desta (pequena e homogênea) não permita generalizações para a população de interesse.
Descrição: BARBOSA, J. E. Ansiedade e depressão em mulheres mastectomizadas atendidas em uma Clínica Escola de Fisioterapia. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8934
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Eloy Barbosa.pdfPDF - Jéssica Eloy Barbosa1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.