Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8935
Título: Servidores públicos: Contexto trabalho e saúde
Autor(es): Reis, Magnum Sousa Ferreira dos
Palavras-chave: Saúde ocupacional
Estresse ocupacional
Mialgia
Data do documento: 10-Fev-2015
Resumo: A atividade laboral evoluiu na história. No século XIX, mudanças significativas foram estabelecidas, onde o desenvolvimento de indústrias desencadearam novos produtos e mudanças nas condições de trabalho, culminando com a especialização de inúmeras tarefas laborais. Nesse cenário, mais moderno, o trabalhador passa a realizar atividades repetitivas e excessivas, potencializando o aparecimento de doenças ocupacionais e sintomatologia dolorosa. Objetiva-se no presente avaliar servidores públicos no contexto de trabalho e saúde. METODOLOGIA: Trata-se de pesquisa quantitativa descritiva e exploratória. O estudo foi desenvolvido em uma instituição de ensino superior do município de Campina Grande, Paraíba. O presente estudo foi realizado no segundo semestre de 2014, sendo sujeitos 59 técnicos administrativos, servidores públicos. Foram avaliados aspectos relacionados a estresse, sobrecarga e sintomas neuromusculoesqueléticos, relacionados ao trabalho, por meio dos instrumentos internacionalmente validados: Escala de Necessidade de Descanso (ENEDE); Inventário de Sintomas de Stress para adultos de Lipp (ISSL); e o Questionário Nórdico de Sintomas Neuromusculoesqueléticos. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi apresentado estresse em 89,8% (53/59) dos participantes enquanto 10,2% (6/59) não apresentaram. Prevalecendo, neste contexto, a fase de quase exaustão, com representação de 54,2% (32/59). No tocante à ocorrência anual e semanal de sintomas neuromusculoesqueléticos nos pesquisados, verificou-se nos últimos 12 meses e últimos sete dias, 79,7% (47/59) e 62,7% (37/59), respectivamente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Embora os sujeitos tenham apresentado fadiga relacionada ao trabalho de baixa a moderada, quanto ao estresse percebido, 54,2% (32/59) dos sujeitos estão classificados na fase quase exaustão/resistência, na qual o indivíduo automaticamente já tenta lidar com os estressores de modo a manter sua homeostase interna; quanto aos sintomas neuromusculoesqueléticos de origem laboral, cerca de 80% relataram queixas no último ano e a dor ou perturbação alcançou em média nível 5, em uma escala que vai de 0 a 10, sendo o ideal a ausência da dor, ou seja, zero. Conhecer variáveis na condição saúde/doença de servidores públicos poderá sensibilizar gestores para implantação de políticas institucionais relativas ao tema.
Descrição: REIS, M. S. F. dos. Servidores públicos: Contexto trabalho e saúde. 2015. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8935
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Magnum Sousa Ferreira dos Reis.pdfPDF - Magnum Sousa Ferreira dos Reis586.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.