Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8948
Título: Partição trófica de dois tetraodontidae simpátricos no estuário negativo do Rio Tubarão, Macau - RN, Brasil
Autor(es): Lima, Caroline Stefani da Silva
Palavras-chave: Ecologia trófica
Partição trófica
Ecossistemas
Salinidade
Data do documento: 1-Dez-2014
Resumo: A presença de espécies congêneres no mesmo ecossistema torna o recurso limitado. Para minimizar a competição interespecífica, a partição de recurso permite que as espécies coexistam. Sphoeroides testudineus e Sphoeroides greeleyi são caracterizados por apresentar placas dentígeras que auxiliam no consumo de invertebrados bentônicos, com conchas e carapaças duras. Habitam também estuários negativos, cujo gradiente de salinidade altera seu padrão de distribuição. Portanto, o presente trabalho visa estudar a partição trófica de S. testudineus e S. greelyi dentro do estuário do rio Tubarão, MacauRN, sob a influência de um gradiente salino. As amostragens ocorreram de março a novembro de 2012. Para as coletas, o estuário foi divido em três regiões: inferior, intermediária e superior, cada qual foram feitos 4 pontos de coleta com 3 repetições, utilizando-se de uma rede beach seine (10 m de comprimento x 1,5 m de altura, malha com 12 mm e asas de 8 mm na região do saco) para os arrastos, executados paralelos a costa. Após as coletas, os peixes foram armazenados em sacos plásticos, etiquetados e fixados em formol 10%. Em laboratório, ocorreram a identificação dos espécimes e a obtenção de seu comprimento total (mm) e peso (g) cada. Foram analisados os conteúdos gastrointestinais de um total de 1109 indivíduos. S. greeleyi foi o melhor de Bivalvia predador nas regiões intermediária e superior, devido à alta salinidade nestas áreas. S. testudineus, no entanto, demonstrou uma alta preferência de Bivalvia nas classes de tamanho, caracterizando-o como especialista. O resultado esclareceu a partição trófica destas espécies e as estratégias que permitiram a coexistência neste ecossistema.
Descrição: LIMA, C. S. da Silva. Partição trófica de dois tetraodontidae simpátricos no estuário negativo do Rio Tubarão, Macau - RN, Brasil. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8948
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Caroline Stefani da Silva Lima.pdfPDF - Caroline Stefani da Silva Lima1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.