Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8952
Título: Itinerários lésbicos no acesso a política de saúde sexual e reprodutiva no contexto paraibano
Autor(es): Herculano, Lissandra Monteiro
Palavras-chave: Lésbicas
Saúde
Sexualidade
Invisibilidade social
Direitos sexuais e reprodutivos
Política de saúde
Data do documento: 18-Dez-2015
Resumo: O trabalho resulta das investigações desencadeadas no âmbito do PIBIC/UEPB, no período de 2013 a 2015, que buscaram problematizar o acesso de mulheres lésbicas a serviços voltados a efetivação de direitos sexuais e reprodutivos no âmbito da política de saúde. Apresenta considerações sobre os itinerários percorridos pelo caminho investigativo adotado, a problematização de elementos que constituem o perfil das interlocutoras contatadas pela pesquisa relacionando-o ao modo como acessam serviços ofertados pela política estudada. Além disso, apresentamos também algumas estratégias organizadas pelas lésbicas para lidar com obstáculos encontrados no acesso a tais serviços, inclusive no domínio de tecnologias reprodutivas. Por último, refletimos sobre as dinâmicas de invisibilidade presentes nas trajetórias lésbicas, incluindo a forma como se dá o acesso à política estudada, enfatizando a necessidade de compreender os vários sentidos que lhes são atribuídos a partir de diversos contextos de enunciação lésbica como base para a construção de estratégias visando assegurar o acesso a direitos por parte do grupo social estudado.
Descrição: HERCULANO, L. M. Itinerários lésbicos no acesso a política de saúde sexual e reprodutiva no contexto paraibano. 2015. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8952
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lissandra Monteiro Herculano.pdf498.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.